sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Você conhece Tyler Durden?

O Filme Clube da Luta (Figth Club / 1999), nos leva a pacata vida de de um jovem desmotivado, com uma vida futil e com problemas de insônia, que somente tem uma cura: Participar de sessões de terapia de grupo. Ele se sente melhor, ao lado de pessoas com a vida pior que a sua. A sua paz de espírito só é interrompida pela chegada de Marla Singer, uma sociopata com tendências suicidas cujos motivos para frequentar as sessões de terapia de grupo são parecidas com as dele próprio. Ao desenrolar do filme, nosso protagonista, cujo nome não é revelado, conhece Tyler Durden em uma viagem de avião, logo antes de saber que seu prédio foi explodido. Então depois de perder tudo, ele vai morar com Tyler Durden, que mais tarde vão formar o Clube da Luta. Com o tempo o Clube da Luta evoluiu para o Projeto Caos, uma organização anarco-primitivista orquestrada por Tyler que visa a propagação de seus ideais antimaterialistas e a destruição da própria estrutura económica da sociedade de consumo. Ao longo do tempo, organiza ações como explosões de bancos, destruição de cafeterias e a maior ação planejada, destruir sedes de prédios financeiros no país. No desenrolar da história, muitos mistérios são desvendados, a verdadeira identidade de Tyler Durden é descoberta. Uma ótima indicação de filme para assistir no fim de semana. Obrigado, até semana que vem!

3 comentários:

  1. Por que motivo o protagonista da história tinha uma vida tão fútil e vazia? E por que Tyler seria capaz de mudar tanto a situação em que ele vivia?

    ResponderExcluir
  2. Do meu ponto de vista, a vida, pode ser as vezes mal interpretada ou vista de um angulo muitas vezes diferente, sob o olhar de qualquer pessoa. A vida de cada um, é o que ele proprio escolhe trilhar, indiferente de tentar-mos ou não interferir nela, ela faz parte do livre arbitrio, concedido a nós, no momento de nossa criação. Sobre a segunda pergunta, fala em uma determinada parte do filme a seguinte frase: "Tyler Durden, é tudo o que eu gostaria de ser, e não sou..."

    ResponderExcluir
  3. Concordo que a vida pode ser vista de diversos ângulos e que também a vida de cada um é única e exclusivamente de cada um, não podendo ninguém interferir sem que isso seja permitido ou esperado pela própria pessoa. A vida de cada um pertence somente a si e cada um é responsável por escolher e caminhar no caminho que achar melhor. Quanto a isso, não discordo em nada. Agora, no que se refere à história do protagonista, vamos considerar o seguinte:
    1) as pessoas que fazem de nossa vida e que são queridas para nós, as pessoas de nossa família, é Deus quem as escolhe para nós e, neste caso, não há direito de escolha por nossa parte;
    2) as pessoas com laços de afinidade, no caso esposas e maridos, são de livre escolha de cada um e, por causa de convenções sociais, além dos laços de afinidade, permanecem unidas pelas mesmas regras e convenções sociais, isto é, existe um forte alicerçamento suportando sobre si todas as dificuldades cotidianas e não permitindo que tudo desabe a qualquer hora (se desabar, é porque o trem tá brabo!!!);
    3) os laços de afinidade de amizade, dentre estes três laços em que a vida de cada um é amarrada, é de todos o mais frágil. Ora, os laços de amizade são de todos os de mais livre escolha, de todos o que não está alicerçado em regras sociais e legais, de todos o que não tem o menor vetígio de laços sanguíneos. Assim, os laços de amizade são os mais frágeis e os que se rompem com maior facilidade. Daí, a conclusão é que são os laços que demandam a maior energia possível para se manterem ao longo do tempo.
    O que tudo isso tem a ver com o Tyler?
    Simplesmente tudo!
    Ora, o protagonista queria ser tudo que o Tyler era! Isto quer dizer o seguinte: ele não tinha o sangue do tyler, não era "casado" com ele e, finalmente, não era nem de longe amigo dele ou vice-versa. O protagonista era incapaz de criar e manter laços de qualquer tipo com quem quer que seja. Ele não conseguia abrir mão de si mesmo e sacrificar a sua vida em benefício de outra pessoas, ele apenas buscava satisfazer-se em si mesmo. A vida do protagonista só teria sentido com a inexistência do Tyler, pois aí ele poderia livremente doar sua vida em benefício do outro. E é esta doaçao que se vê nas boas e sinceras amizades, nas famílias e entre os casais.

    ResponderExcluir